Brasil Mercado e Negócios

Agora é oficial: Banco Central libera transações bancárias pelo WhatsApp

Foto: Filip Radwanski/ SOPA  /via Getty Images)
Foto: Filip Radwanski/ SOPA /via Getty Images)

As transferências e as contas pré-pagas estarão disponíveis assim que o WhatsApp liberar a modalidade.

O Banco Central (BC) autorizou na noite de ontem (30), a realização de transferências bancárias através o WhatsApp. A decisão foi oficializada horas depois de o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciar que o órgão faria a concessão ao aplicativo.

Segundo a Agência Brasil, a empresa Facebook Pagamentos do Brasil, proprietária do WhatsApp, foi aprovada como “iniciador de transações”. As operadoras Visa e Mastercard receberam autorizações de dois arranjos de pagamentos: transferência/depósito e operações pré-pagas, em que o cliente abastece uma carteira virtual com dinheiro para gastar mais tarde. As operações só poderão ser feitas dentro do Brasil. Transações com o exterior estão vetadas. Os pagamentos de compras por meio da plataforma Facebook Pay, que haviam sido pedidos pelas operadoras, continuam sob análise e não foram incluídos na autorização.

Em nota, o Banco Central informou que as autorizações “poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”. As transferências e as contas pré-pagas estarão disponíveis assim que o WhatsApp liberar a modalidade. Caberá ao próprio aplicativo definir as tarifas de transação.