Satélite Negro

Acusada de racismo, Bombril se manifesta sobre o caso e cancela vendas de “Krespinha”

foto: reprodução
foto: reprodução

Diante o atual cenário de luta contra a discriminação racial no Brasil, a marca de produtos de limpeza, Bombril, gerou polêmica nas redes sociais. Na última quarta-feira (17), a empresa foi criticada após relançar este ano em seu catálogo online de vendas a esponja de aço “Krespinha”, produto que faz uma associação pejorativa ao cabelo da mulher negra. 

O propaganda original do produto, criado em 1952, estampava uma criança afrodescendente. Atualmente, a esponja não possui esta mesma arte, mas continua com o nome “Krespinha” e a logo “ideal para limpezas pesadas”. 

Indignados, os internautas e ativistas vêm utilizando o Twitter para repreender a atitude da marca, com a hashtag  “Bombril Racista”. O assunto liderou  o “Top Trendings” da plataforma, classificação dada aos tópicos mais comentados do momento.

Após a repercussão do caso, a marca removeu o item de seu portfólio comercial e se manifestou através de uma nota. No informativo, a empresa diz que “mesmo sem intenção em ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade”, e afirma que irá “rever a comunicação da companhia e identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade”. Confira:

View this post on Instagram

COMUNICADO: A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje, a marca Krespinha do seu portfólio de produtos. Diferentemente do que foi divulgado nas redes sociais e mídia em geral, não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto. A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade. Mesmo sem intenção em ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade. Cada vez mais, em todo o mundo, as pessoas corretamente cobram das empresas e das instituições o respeito e a valorização da diversidade. Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores. Em função disso, vamos imediatamente rever toda a comunicação da Companhia, além de identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade.

A post shared by Bombril (@bombriloficial) on