Notícias

Ação Viva o Abaeté promove Caminhada Cultural nas Dunas de Itapuã

CaminhadaCulturaItapuaErnandesSantos

Mais uma edição da Caminha Cultural nas Dunas de Itapuã será realizada como parte do conjunto de ações promovidas pela campanha Viva o Abaeté. O encontro é um convite a compartilhar vivências no ecossistema de dunas e lagoas da região, com performances culturais e orientações sobre a trilha e o meio ambiente local.

O evento acontecerá no dia 08 de dezembro, às 7h, com ponto de partida na Casa da Música de Itapuã. Antes da caminhada será realizado um café da manhã coletivo organizado pelos integrantes, que vão colaborar com algum alimento. Haverá também atividades de alongamento e preparação física, seguindo até as lagoas de Dois Dois e do Urubu. O retorno será na Casa da Música, onde acontece o fechamento da atividade, por volta do meio-dia.

Segundo o coordenador da Casa da Música, Amadeu Alves, para realizar a caminhada é importante tomar alguns cuidados. “O ritmo do passeio é moderado, mas essa atividade é indicada para pessoas com bom condicionamento físico. Indicamos que todos usem protetor solar, chapéus ou bonés, garrafinhas d’água e calçados apropriados para andar na areia”.

A campanha Viva o Abaeté faz parte da proposta de ressignificação e resgate da área. A ação busca também a integração social para moradores da comunidade, que têm relevância para o território, com suas tradições e costumes que, envolvem não só a memória sócio-cultural da região, como o incentivo à produção artística nos ramos da música, literatura e outras linguagens.

A Caminhada Cultural das Dunas e as ações da campanha de revitalização do Abaeté ainda abraçam a causa da preservação da fauna e flora do entorno e reverbera a importância para o equilíbrio ambiental da região. “A caminhada pelas dunas do Parque do Abaeté faz parte de um movimento pela sua valorização e pertencimento. O ecossistema de dunas é frágil, então seja cuidadoso. Tirar apenas fotos. Deixar apenas suas pegadas passageiras pelas dunas. Somos todos responsáveis pelo equilíbrio ecológico das Dunas e Lagoas do Abaeté”, enfatiza Lavínia Bom Sucesso, porta-voz da Câmara Técnica da APA Abaeté.

Sobre o Autor

Redação

Deixar Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *