Cultural

Abertas inscrições para a 3ª edição do Concurso Cultural Fotografe Camaçari

fotografe-camacari

Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural Fotografe Camaçari. Em sua 3ª edição, o evento traz como tema “Camaçari: seu povo, nosso maior Patrimônio”. A proposta é estimular a arte da fotografia, a produção de registros fotográficos do município e a preservação do patrimônio cultural.

Gratuitas, as inscrições ocorrem até o dia 02 de agosto e podem ser realizadas pela internet ou presencialmente. O candidato interessado em realizar as inscrições por meio eletrônico deverá enviar cópia digital dos documentos para o e-mail inscricoes@fotografecamacari.com.br até as 12h do dia 02 de agosto.

Já as inscrições presenciais serão realizadas no Núcleo de Orientação Cultural da Secretaria de Cultura (Secult), localizado nas instalações da Cidade do Saber, situada à Rua do Telégrafo, s/n, Centro, até as 12h do dia 02 de agosto. Neste caso, os documentos deverão ser entregues em envelope, sendo apenas um por candidato.

O Concurso Cultural Fotografe Camaçari premiará, com valores em dinheiro, os autores das três melhores obras fotográficas nas categorias Estudantil, Amador e Profissional e os professores orientadores dos vencedores na categoria estudantil. O prêmio em dinheiro varia entre R$ 745 e R$ 4.258, conforme a categoria escolhida. Além disso, as nove melhores fotos (sendo três por categoria) serão publicadas no Portal da Secult.

Os participantes devem registrar em fotografias o patrimônio imaterial de Camaçari, entendido como saberes e fazeres presentes na vida social, celebrações, personagens, artes, canções, lugares – feiras, cemitérios, fontes, mercados, santuários, etc – que abrigam práticas culturais coletivas e, em especial, sua gente. Não sendo o foco do concurso apenas personalidades ilustres ou de notório reconhecimento, mas a descoberta de pessoas que de algum modo fizeram história na cidade, seja por seu ofício, saberes ou por sua atuação social.

O processo de seleção será feito em três etapas, que são: habilitação documental; avaliação e seleção artística; e comprovação documental dos selecionados. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 04 de novembro.

As fotografias serão avaliadas pela Comissão de Avaliação e Seleção da Secult, que analisará as obras de acordo com os seguintes critérios: mensagem transmitida pelo fotógrafo; estética da imagem; além de técnica de composição e cores.

O edital que regulamenta o concurso, acompanhado dos anexos, poderá ser obtido no Portal da Prefeitura (www.camacari.ba.gov.br/arquivos/editais/), no site www.fotografecamacari.com.br ou neste link.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail contato@fotografecamacari.com.br ou do telefone (71) 3644-9824.