Pimenta Navalha Poder Público Político

A mudança está a caminho, Camaçari?

trem

O pleito municipal deste ano traz novamente à tona a afirmação de que “é preciso que haja mudança nas peças do jogo político”. Seja por um entendimento das engrenagens políticas, seja por aumento da análise crítica do cidadão esta linha de raciocínio tem ganhado força. Porém, em política, a história nos mostra que as ideias se consolidam como verdade através de ações. Neste caso, o voto.

O cenário político em Camaçari, segundo a última pesquisa IBOPE, apresenta de forma contundente duas forças políticas, com reais possibilidades eletivas ao executivo. Porém, é preciso que seja dito, o poder político em nossa cidade será regido também pelo legislativo e é exatamente da radiografia retirada nas urnas que poderemos perceber se a guinada política ocorreu verdadeiramente.

O discurso de mudança, muitas vezes foi utilizado, tanto pela direita, quanto pela esquerda, ao longo da jovem democracia brasileira, algumas vezes ele reverberou na população ou foi sustentado por ela como pilar sólido. Nem sempre a ideia veiculada conduziu a uma prática que trouxe melhora significativa para os cidadãos. Será que os camaçarienses irão iniciar a consolidação de uma mudança no que diz respeito às representatividades políticas da cidade? Só as urnas poderão responder de forma contundente se a mudança ocorreu de modo quantitativo; pois, de modo qualitativo, o tempo é o senhor da resposta…