Educação Ativa Nas Comunidades Notícias Poder Público

3ª Jornada Pedagógica das Escolas e Creches Comunitárias de Camaçari termina hoje (7)

Foto: Tiago Pacheco
Foto: Tiago Pacheco

Iniciada na tarde da última quinta-feira (6), a 3ª Jornada Pedagógica das Escolas e Creches Comunitárias de Camaçari, realizada no auditório do Centro Diocesano São João Paulo II (localizado no Bairro Natal), encerra as atividades nesta sexta-feira (7).

A programação do evento contou com a apresentação pedagógica das “experiências exitosas” vivenciadas pelas instituições em cada campo da educação infantil em 2019, além das palestras magnas: “A importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na escola: possibilidades e desafios para educadores e famílias” (ministrada pelo professor de Filosofia Davson Marinho Lu); e “Direitos de aprendizagem na educação infantil: teoria e prática” (ministrada pela mestre em Educação e Contemporaneidade, Margarete Moreira Santos). A Jornada realizou ainda uma homenagem à professora Eunice Pereira dos Santos, fundadora da Creche Comunitária Emanuel, que faleceu no dia 19 de janeiro.

Com o objetivo de partilhar ideias, ensinar e promover o fortalecimento do processo educativo de 2020, a iniciativa da Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), contemplou as 10 escolas e creches comunitárias conveniadas com a prefeitura, que fazem parte do Coletivo das Creches e Escolas Comunitárias de Camaçari.

Segundo o órgão municipal, a secretária de Educação, Neurilene Martins, anunciou durante o evento, que a prefeitura vai disponibilizar o kit volta às aulas para todas as crianças atendidas por essas instituições. “Temos muito a aprender com as creches e escolas comunitárias. Elas vão nos dar um norte de como vamos atuar pedagogicamente nas novas unidades que serão implantadas em Camaçari”, afirmou ela.