Cultural Notícias

30º Cinfancam atrai caravanas e fanfarras de vários municípios para Camaçari 

Foto: Eros Sousa
Foto: Eros Sousa

Performances memoráveis, repletas de musicalidade, animação e precisão encheram de euforia e orgulho o público que prestigiou, na tarde deste domingo (13/10), o 30º Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras de Camaçari (Cinfancam). O evento, realizado pela Banda Marcial de Camaçari (Bamuca) e organizado pela Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB-BA), aconteceu no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes e reuniu grupos oriundos de cidades da região metropolitana e do interior da Bahia.

Ao todo, 15 bandas e fanfarras participaram da tradicional competição, disputando em seis diferentes categorias. Ao final, a cada resultado revelado, os grupos e a torcida comemoravam com energia. As campeãs dessa edição foram a Fanesc – Camaçari (Fanfarra Sênior), a Bamab – Biritinga (Banda Marcial com Evolução), a Banema – Salvador (Banda Marcial Acesso) e a FamComn – Salvador (Banda Marcial Sênior). A apuração da categoria Banda Marcial Bombardino está sub judice.

A presidente da AFAB-BA, Adriana Aparecida, afirmou que o evento atingiu o sucesso esperado, atribuindo o resultado positivo ao empenho da Bamuca e ao apoio da Prefeitura de Camaçari. “Dos troféus aos banheiros químicos, passando pela qualidade do som e toda a estrutura para o evento, tudo cooperou para o sucesso do evento e atendeu as necessidades. O Cinfancam é um evento importante e já é tradição no calendário do município de Camaçari”, declarou.

O presidente da Bamuca, Gil Mario Santos, também manifestou seu contentamento com o 30º Cinfancam. “É um evento referência nesse movimento. Ao longo dessas 30 edições, já passaram por aqui bandas e fanfarras de diversos municípios, que fazem questão de vir aqui participar por conta da qualidade que esse acontecimento apresenta. Agradeço a Prefeitura de Camaçari, que sempre nos apoiou. Esse apoio superou as nossas expectativas, pois em tudo aquilo que a gente almejava ela nos atendeu”.

E o sentimento de alegria e satisfação também foi compartilhado pelo público, a exemplo do casal camaçariense Gabriela Queiroz e Ubirai José, moradores do bairro Montenegro. “Sou apaixonada por fanfarra e espero todos os anos por esse evento. É cultura, é alegria”, comentou a mulher. Já Ubirai afirmou que “não imaginava que seria tão bom”. Neide Gabriel veio de Pojuca torcer pela Banda Cultural de sua cidade, com uma caravana composta por mais de 50 pessoas. “Ótimas apresentações, estrutura bacana, espaço agradável. Nota 10 para o evento”, declarou.

O 30º Cinfancam conta com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por intermédio das secretarias de Cultura (Secult) e Esporte, Juventude e Lazer (Sejuv). A primeira etapa do campeonato teve início em Gandu e em seguida passou por Santo Amaro, Salinas das Margaridas e Mata de São João. Após passar por Camaçari, as próximas fases acontecerão em Pojuca, Laje, Cruz das Almas e a final está prevista para ser realizada em Simões Filho.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari