Notícias Poder Público

250 jovens fazem juramento à bandeira no Teatro Cidade do Saber

Foto: Kelvi Lima
Foto: Kelvi Lima

Para firmar o compromisso com a pátria, cerca de 250 jovens fizeram o Juramento à Bandeira Nacional nesta quarta-feira (30/10), no Teatro Cidade do Saber. Na cerimônia, ainda foram entregues os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar Inicial.

Representando a Prefeitura de Camaçari e o prefeito Elinaldo Araújo, a ouvidora municipal, Ilay Ellery, falou com os jovens sobre o que significa o alistamento militar. “Somos um país pacífico, mas temos algo chamado soberania, que significa que os outros países reconhecem a nossa independência. A gente precisa estar preparado para proteger a nossa soberania”.

No ato, ainda foram dadas algumas explicações aos presentes, como as de que o documento não pode ser plastificado, não é de porte obrigatório e que abre portas para regularizar a vida como cidadãos plenos, já que só com ele é possível realizar matrícula em estabelecimentos de ensino, tirar alguns documentos, prestar e tomar posse em concurso público, por exemplo.

O delegado do Serviço Militar de Salvador, 1° tenente, Marcos Mattos, falou sobre o que o juramento à bandeira representa. “O compromisso de vocês começa agora. Não existe país nenhum no mundo que sobreviva sem as suas Forças Armadas, que são a garantia da soberania de uma nação, a garantia de que nós não seremos escravizados, que todos reconhecem qual é o nosso território, que ele está garantido e que todos nos respeitam”.

Já dispensado, Adailton Santos de Jesus, 20 anos, falou sobre a importância do momento. “As pessoas que vêm buscar o certificado não podem pegar na única causa que é o documento. Mas sim valorizar a pátria, que é um dever de todos. Olhar como um cidadão de bem e defender a pátria”.

Ainda estava presente, o chefe de instrução do Tiro de Guerra 06-026 de Camaçari, o subtenente Christian Félix.

Fonte: Agência de Notícias – Prefeitura de Camaçari